Termogênicos naturais e os seus benefícios.

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam na sua composição algumas substâncias que são capazes de elevar a temperatura do organismo, ocasionando uma maior queima de lipídios.

Ao ingerir esses alimentos, o metabolismo humano acelera. Esse fenômeno ocorre por que o corpo humano tem uma temperatura ideal (entre 36° e 37°) ao aumentar a temperatura, o metabolismo tem que trabalhar mais para manter essa temperatura ideal.

Esses alimentos auxiliam no processo de emagrecimento. Por conta disso, eles passaram a ser mais procurados por todos que desejam essa diminuição nas medidas corporais. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso, e as inferências nesse sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e obesidade.

Para te ajudar a entender melhor sobre esses alimentos, trouxemos uma lista com alguns desses termogênicos naturais e os seus benefícios no corpo humano.

Canela

Um dos mais famosos termogênicos, a canela é utilizada em diversas dietas. Ela aumenta o metabolismo basal e possui um alto teor de cálcio mineral na sua composição. Esse cálcio mineral é uma substância que auxilia no processo de emagrecimento do corpo.

A utilização da canela pode ser de forma bem versátil. Desde uma colher de sopa em cima de frutas, até em bebidas quentes como o leite, o café ou chá.

Gengibre

O gengibre é uma raiz que pode aumentar o gasto calórico corporal em mais de 10%. É um grande aliado na perda de peso, e tem uma ação termogênica rápida. Existem diversas formas de consumir a raiz. Pode ser usado cru, como tempero para carnes , aves e peixes, ingerido como chá ou suco. é só deixar a imaginação fluir conscientemente.

Café

Que a cafeína é um estimulante natural, que faz o corpo se sentir mais motivado e com o metabolismo acelerado todo mundo sabe. Porém, essa termogênica da cafeína pode ser usada a favor da sua alimentação para treinos.

O café ajuda a aumentar a temperatura corporal, e por isso é um termogênico natural. Consumir uma xícara por dia já é o suficiente para sentir os seus benefícios para o corpo.

Porém, como nada em excesso é bom, com o café não seria diferente! É necessário cautela, pois o café em grandes quantidades pode causar problemas estomacais graves.

Chá verde

O chá verde já é um velho conhecido das dietas por ter propriedades e diuréticas. Essas propriedades auxiliam na perda e manutenção de medidas e da gordura corporal. Porém, pesquisas mostraram que o chá verde é um dos melhores termogênicos naturais. Ele promove a queima de gordura corporal sem comprometer a saúde.

O que torna o chá verde tão bom é o fato de haver cafeína na sua composição, mesmo não sendo a substância ativa principal, unida às outras, se torna um ótimo termogênico natural.

Ele ainda tem função estimulante, o que favorece o aumento de energia para realizar os treinos e as demais atividades do dia. Por conta disso, é recomendável tomar o chá verde antes do treino, para aumentar a energia e acelerar o metabolismo.

Assim como o café, o chá verde em excesso se torna prejudicial. Em grandes quantidades, ele pode provocar insônia, náuseas e dores estomacais.  

Água gelada

O efeito da água gelada é muito leve, porém ele existe sim! Pesquisas mostraram que ao ingerir a água gelada, o organismo gasta energia para estabilizar a temperatura corporal novamente. Para conseguir um melhor resultado, são necessários oito copos de água por dia. Essa medida de água pode aumentar o gasto calórico em até 200kcal.

Pimenta

A pimenta possui na sua composição um componente chamado capsaicina. Esse componente aumenta a temperatura corporal e estimula o metabolismo. Ao aumentar essa temperatura corporal, deixando o corpo mais quente, ele auxilia na perda de peso. Isso acontece porque o organismo precisa usar o estoque de gordura corporal para restabelecer a temperatura basal.

A pimenta é um ótimo termogênico natural, mas precisa ser usada com cuidado. O excesso dela na dieta pode trazer malefícios para o corpo.


Se tem mais algum alimento termogênico que você acha que deveria estar nessa lista, conta pra gente aí nos comentários. E não esquece! A nossa loja online está repleta de suplementos que são essenciais para quem está em fase de emagrecimento. Passa para dar uma olhadinha!