Comer carboidratos à noite engorda?

Os carboidratos estão presentes na maior parte da alimentação dos brasileiros. Com o aumento do índice de doenças relacionadas ao excesso de peso, algumas questões começaram a ser levantadas em relação aos alimentos que são consumidos excessivamente no dia a dia.

Dentro desses grupos, estão os carboidratos. Eles estão presentes em boa parte dos alimentos industrializados e processados. E por conta da grande quantidade ingerida, os nutricionistas começaram a se perguntar se os carboidratos eram mesmo os grandes vilões das dietas.

Se você é daqueles que evita ao máximo comer carboidratos à noite para não engordar, continua lendo que vamos te explicar tudo sobre esse mito, ou verdade.

O que são os carboidratos?

Os carboidratos são definidos, na teoria, como moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura de carbono, hidrogênio e oxigênio. Além disso, podem ser denominadas como glicídios, hidratos de carbono ou ainda açúcares.

Na prática da nossa alimentação estão presentes os carboidratos tidos como simples.  São eles a glicose, a frutose, a sacarose e a lactose, e os carboidratos considerados complexos, como é o caso do amido. O grupo das fibras também está inserido no grupo dos carboidratos complexos, sendo que estas podem ser classificadas como fibras solúveis ou insolúveis.

O carboidrato é utilizado como fonte de energia pelos seres vivos. Ele ainda auxilia na formação de estruturas das células e ácidos nucleicos. Os carboidratos considerados mais saudáveis são aqueles com menor índice glicêmico, pois eles auxiliam no controle do apetite e na adequada liberação do hormônio insulina. Evitando que o corpo crie uma resistência à mesma com o passar dos anos, causando a doença chamada diabetes.

Comer carboidratos à noite engorda?

Não existe uma comprovação científica ligando o consumo de carboidratos a noite a um maior acúmulo de gordura corporal. O que é comprovado que gera o ganho de peso, além dos motivos genéticos, dentre outros, é a ingestão demasiada de calorias durante todo o dia. Se você consumir mais calorias do que gastar, consequentemente, o seu corpo irá engordar.

Os carboidratos são extremamente importantes para a nossa dieta. Manter uma alimentação equilibrada é o ponto de partida inicial para uma melhoria no estilo de vida.

Importância dos carboidratos para o organismo

Os carboidratos são uma das nossas fontes primárias de energia. Ele ainda desempenha funções importantes no nosso organismo, como nutrir as células do sistema nervoso central.

Com a falta de carboidratos do no corpo, o organismo passa a utilizar as proteínas como fonte de energia. Consequentemente, provocando a perda da massa magra.

Logo, cortar carboidratos à noite não é um método eficaz para perder peso! Fique atento às dietas mirabolantes e procure um nutricionista. O correto mesmo é reduzir as suas calorias da dieta diária, e não mudar os horários que os alimentos são consumidos.

É preciso manter uma alimentação balanceada, não pular as refeições, e nem deixar todos os carboidratos de lado. É importante acelerar o seu metabolismo e não exagerar na ingestão de alimentos nas refeições principais.


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