Benefícios da utilização da Maca Peruana

A Maca Peruana é um Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, é uma planta cujo formato se assemelha a um rabanete. Ela ficou famosa quando alguns de seus diversos benefícios ganharam destaque na indústria farmacêutica e alimentícia.

Com benefícios que vão de prevenção de doenças, diminuição de peso, até o aumento da libido sexual. A planta se tornou a queridinha das pessoas que buscam uma alimentação equilibrada.  Além disso, a maca é fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais outros tantos nutrientes que chamaram a atenção da população.

Hoje trouxemos para você alguns dos benefícios dessa planta, veja a seguir:

Combate a doenças como:

· Diabetes

O diabetes é uma doença que assusta a população de diversas maneiras. A maca peruana pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença de duas formas: diminuindo a velocidade de absorção de glicose pelo corpo, e inibindo a ação da enzima que atua no processo de digestão.

Ela tem um alto teor de fibras, e por isso consegue diminuir essa velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Ao inibir a ação da enzima, a maca peruana evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma vez só. Grandes quantidades de insulina sendo liberadas de uma vez podem ocasionar a resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.

·  Osteoporose

Uma outra doença que pode ser prevenida pela maca (por conta do grande número de cálcio existente na planta) é a osteoporose. Essa doença aflige principalmente as mulheres no pós-menopausa. Estudos mostram que 100 g da maca seria o suficiente para oferecer 150mg de cálcio para o corpo.

·  Coração

A planta pode ajudar a proteger a saúde cardiovascular. Ela contém ômega 3, que graças ao seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol auxilia na proteção do coração.

A Maca ainda apresenta ômega 9 na sua composição. O ômega 9 é uma gordura monoinsaturada. Ele recebe essa classificação porque possui uma única dupla ligação de carbono em sua molécula. O que a torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizada, diferentemente das gorduras saturadas. Ele atua sobre o colesterol, diminuindo o nível total do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do colesterol bom (HDL).

A maca peruana ainda apresenta aminoácidos na sua composição. Esses aminoácidos estão envolvidos no controle de gorduras no sangue e da hipertensão.

Libido e fertilidade:

·  Masculina

Um estudo conduzido por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, observou os efeitos da maca em homens com idades entre 24 e 44 anos durante quatro meses. Os resultados mostraram aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática. Ela é uma grande aliada quando o assunto é aumento da fertilidade e libido sexual. Os ingleses notaram em estudos que o vegetal realmente ajuda na hora do sexo: os homens com disfunções sexuais obtiveram vantagens ao comer a raiz.

· Feminina

Para as mulheres na menopausa, período marcado por prejuízos na libido, a planta é uma aliada para driblar esses problemas.

A raiz auxilia no equilíbrio entre hormônios importantes, como testosterona, estrogênio e progesterona. Por isso há enorme interesse em relação aos efeitos da maca na fase da menopausa, quando os níveis de estrogênio despencam.

Além disso, as mulheres que ingeriram a maca durante um período, também tiveram uma redução nos sintomas de depressão e uma melhora nos níveis de pressão arterial.


Muito se sabe dos benefícios da maca, mas é preciso se atentar ao que se está comprando. As adulterações são comuns e não promovem benefícios para o seu corpo. A Fortmarcas trabalha com o segurança e garantia, conheça os nossos produtos.