5 Passos para diminuir a retenção de líquido

A retenção de líquidos é um problema comum que afeta uma grande parcela da população. As mulheres são as principais afetadas pelo problema que prejudicam bastante a visualização dos resultados do emagrecimento.

O que muitos não sabem é que é totalmente possível diminuir esse inchaço causado pela retenção de líquidos com algumas dicas simples, e que podem ser facilmente inseridas no dia a dia.

Nesse artigo vamos explicar 5 passos para diminuir a retenção de líquido. Se você quer saber mais sobre, só é continuar lendo.

O que é retenção de líquido, e como acontece.

A Retenção de líquido é um acúmulo de fluídos no seu corpo. Esse acúmulo acontece por conta da liberação de um líquido pobre em proteínas do sangue. Esse líquido se desloca dos vasos e vai parar no tecido subcutâneo. E é aí que o líquido causa o inchaço que conhecemos como retenção de líquido.

Se você estiver se perguntando, o porquê disso acontecer, a resposta não é tão simples, e existem diversas razões para isso acontecer. Mas, a maioria das razões não são tão sérias, e podem ser mudadas facilmente.

A retenção de líquido acontece com mais frequência em mulheres gestantes, ou no período menstrual. Porém, essa não é uma condição exclusivamente feminina, pessoas sedentárias e que ficam sentadas por um longo período de tempo também sofrem as consequências da retenção.

Porém, não se engane! O inchaço também pode ser um sintoma de que algo está errado com o seu corpo, e pode ser um aviso de um problema de saúde mais grave. Doenças renais e insuficiência cardíaca apresentam a retenção de líquido como sintoma. Então, se a sua retenção de líquido está pertinente e em uma quantidade grande, é indicado procurar um médico. Mas, se o seu caso é uma retenção de líquido simples, com alguns passos você pode conseguir driblar essa condição.

Listamos 5 dicas simples para você diminuir a retenção de líquido do seu corpo.

1. Tome chás diuréticos

Basicamente ingerindo mais líquido você produzirá mais urina e, consequentemente, irá eliminar toxinas e o excesso de líquidos do corpo.  A água sozinha já ajuda bastante nessa eliminação. Quanto mais água você ingerir, mais fácil será a eliminação de toxinas, porém algumas plantas aumentam esse efeito diurético do nosso corpo. Por esse motivo, tomar chás diuréticos é importante para o funcionamento e a diminuição da retenção de líquido.

Hoje em dia, já existem chás especializados nesse segmento como o Levechá, ele combina várias ervas que auxiliam na diminuição do inchaço, e se tomados regularmente apresentam uma melhora enorme no processo de retenção de líquido.

2. Diminua a ingestão de sal

O sal é um grande inimigo do nosso corpo. Seja por questões relacionadas a pressão, ao acúmulo de sódio, ou por ser um dos grandes causadores da retenção de líquido.

Diminuir o sal nas comidas ajudará a expelir esse líquido acumulado muito facilmente. Hoje em dia já existem tipos de sais que podem ser utilizados na alimentação que apresentam uma quantidade de sódio muito menor do que o sal de cozinha que conhecemos. Para que a sua comida não fique sem graça, trocar o sal por ervas frescas e limão te ajudará a manter um delicioso sabor e continuar se mantendo saudável.

3. Movimente-se

Passar muito tempo sentado é um dos grandes causadores da retenção de líquido. Levantar-se para dar uma volta já pode ser um diferencial na sua rotina. Ir até o banheiro com frequência, ir encher a sua garrafinha, só não vale ficar o dia inteiro sentado.

Fazer alongamentos entre um trabalho e outro também é importante e necessário para manter o corpo funcionando de forma harmônica.

4. Evite os carboidratos

Evitar, não quer dizer eliminar. Os carboidratos não devem ser totalmente eliminados da alimentação de forma repentina. Porém, é importante evitar a ingestão de carboidratos, e principalmente dos carboidratos refinados como o açúcar, o pão branco e biscoitos.

Esse carboidrato refinado faz com o que o corpo tenha picos de insulina, fazendo assim o organismo reter mais sódio através dos rins. Isso significa um aumento significativo de fluídos corporais, gerando a retenção de líquidos.

5. Insira os alimentos ricos em potássio na sua dieta

O potássio é um mineral essencial para o nosso organismo. Ele ajuda a enviar os sinais elétricos que mantém o corpo funcionando, e ainda é um grande aliado na saúde cardíaca.

Ingerir alimentos ricos em potássio pode significar uma diminuição nos níveis de sódio do corpo e uma maior produção de urina.  A banana é uma fruta que faz parte da nossa alimentação e é rica em potássio. Mas se você não gosta da fruta, ou quer diversificar o cardápio, opções como o abacate e o tomate também são interessantes.


E então, o que achou das dicas?  Se tiver mais alguma dúvida, deixa ai nos comentários que responderemos para você!